[EVENTO] SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE TARIFA ZERO

Data: 3 de Maio| Horário: 17h – 19h
Local: UFABC SBC – Auditório 02 (Bloco Beta)

Convidamos a todos para o Simpósio Internacional sobre Tarifa Zero, que envolverá uma leitura sobre a Tarifa Zero no mundo, pelo professor polonês Wojciech Kębłowski, um dos principais pesquisadores sobre Tarifa Zero do mundo, e o engenheiro Lucio Gregori, ex-secretário municipal de Transportes de São Paulo.

Os pesquisadores e pesquisadoras do tema, poderão participar do debate sobre as perspectivas e avanços da política no Brasil e também sobre a experiência de São Caetano, cidade de 165 mil habitantes, que aboliu as cobranças em 2023 e é a mais populosa com “passe livre” universal do estado de São Paulo (confira a lista completa). Considerada a população de todos os municípios brasileiros com tarifa zero hoje, mais de cinco milhões de pessoas tem acesso à transporte público gratuito no país (veja abaixo o mapa com as mais de 100 cidades brasileiras que adotaram e mantém a Tarifa Zero identificadas até agora).

Cidades brasileiras com Tarifa Zero atualmente - mais de 100 municípios

A atividade é resultado de uma parceria entre Fundação Rosa Luxemburgo, Instituto de Defesa de Consumidores (IDEC), Laboratório de Planejamento Territorial (LAPLAN) da UFABC e Rede Mobilidade Periferias.

Wojciech Kębłowski é professor na Universidade Livre de Bruxelas com vasta produção acadêmica sobre o tema. Como geógrafo urbano, trabalha na intersecção entre transporte, mobilidade e alternativas ao capitalismo. Em 2018, ele escreveu o capítulo de abertura do livro Free Public Transit: and why we don´t pay to ride elevators, publicação conjunta da editora canadense Black Rose Books e da Fundação Rosa Luxemburgo, em que propõe definições básicas para conceitualizar políticas de Tarifa Zero.

Lucio Gregori é considerado um dos idealizadores deste tipo de política no Brasil. No início da década de 1990, quando era secretário municipal de Transportes de São Paulo, ele tentou implementá-la, enfrentando resistência na Câmara Municipal de São Paulo. A proposta influenciou de maneira decisiva nos rumos da organização do transporte público na cidade mais populosa da América e até hoje é referência para municípios menores e movimentos sociais. Em 2020, ele escreveu junto com Chico Whitaker, José Jairo Varoli, Mauro Zilbovicius e Márcia Sandoval Gregori o livro Tarifa Zero: a Cidade sem Catracas, em que conta em detalhes a experiência.

Obs. Haverá tradução simultânea e o acesso é livre. Será confirmado se haverá transmissão on-line.