O Laboratório de Planejamento Territorial (LaPlan) foi instalado em 2014 como uma plataforma de projetos e iniciativas do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território (PPGT). Desde então, vem acolhendo pesquisas tanto de pós-graduação quanto de graduação, vinculadas ao PPGT e ao Bacharelado em Planejamento Territorial (BPT), que ocorrem a partir dos projetos de extensão e de pesquisa viabilizados por meio de recursos externos, parcerias com outras instituições de pesquisa e com a comunidade social.

O LaPlan visa promover que discentes de graduação e pós-graduação interajam com atividades técnicas e de pesquisa avançadas, e que sua infraestrutura, equipamentos e acervo estejam disponíveis para um maior número de usuários, ampliando as atividades de pesquisa, extensão relacionadas ao ensino do planejamento territorial.

A infraestrutura do LaPlan conta, atualmente, com:
• Espaço de área de 75 m² no Bloco Delta no campus de São Bernardo do Campo da UFABC;
• Este site, um canal de divulgação no Youtube e uma plataforma digital de divulgação do projeto MacroAmb.

Bloco Delta da UFABC – campus São Bernardo do Campo

As duas linhas principais de pesquisa do LaPlan são: o Campo de planejamento territorial; e Território e natureza: planejamento e gestão. Nessas linhas, há diversos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos.