Mini-doc Territórios do Planejamento​

O mini-documentário Territórios do Planejamento surgiu do projeto de extensão “Planejamento territorial no Brasil: trajetória e desafios”, coordenado pela professora Luciana Travassos. 

O Planejamento Territorial é um campo profissional que se complexificou ao longo dos séculos 20 e 21, exigindo daqueles que nele atuam uma ampla base de conhecimento. Apesar disso, institucionalmente, no Brasil, essa atuação permaneceu legalmente restrita a arquitetos e em alguns casos, engenheiros civis ou economistas, fato que implica e é implicado pela formação acadêmica. Em 2013, a Universidade Federal do ABC aprovou um curso inédito no país, o Bacharelado em Planejamento Territorial, BPT, visando uma formação de natureza interdisciplinar, que permita a articulação de diversas áreas de conhecimento tais como: ciências econômicas, ciências sociais, geografia, administração pública, planejamento urbano e regional, entre outros. A própria criação do BPT abre a discussão do campo no país e suas diferenças com muitos outros países que já possuem cursos de graduação similares. Esse projeto tem como objetivo trazer luz a essa discussão, ampliando o debate em torno da construção de conhecimento e atuação para a construção e consolidação de um campo de planejamento territorial mais amplo.

Projetos PROEC/UFABC PJ027-2017 e PJ070-2018

Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista

A publicação é uma produção do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Governança Ambiental (GovAmb) sediado no instituto de Energia e Ambiente (IEE/USP), e do Laboratório de Planejamento Territorial, sediado na Universidade Federal do ABC, ambos vínculados ao Temático FAPESP 2015/03804-9 “Governança Ambiental da Macrometropole Paulista face à Variabilidade Climática – MacroAmb”, parte do Programa FAPESP Mudanças Climáticas Globais.

Série de entrevistas “Territórios do Planejamento”

O projeto, coordenado pela Profa. Dra. Luciana Travassos (BPT / PGT UFABC) e que contou com a participação da prof. Silvana Zioni e da discente da graduação Bruna Fernandes, partiu do registro de depoimentos de diversos planejadores e pesquisadores brasileiros construindo um retrato da construção dos diversos territórios do campo de atuação do planejamento nas últimas décadas.

Além do mini-documentário, disponível acima, uma série com diversas entrevistas também foram disponibilizadas, com: Wilson Cano, Robert Pechman, Heloisa Costa, Carlos Brandão, Jeroen Klink, Ricardo Abramovay, Tania Bacelar, Roberto Monte-Mór, Ermínia Maricato e Arilson Favareto.