O Simpósio Internacional sobre Tarifa Zero, realizado em 3 de maio de 2024 no Auditório 1 do Campus São Bernardo, envolveu uma leitura crítica sobre a Tarifa Zero no mundo desenvolvida pelo professor Wojciech Kębłowski* e pelo engenheiro Lucio Gregori**, ex-secretário municipal de Transportes de São Paulo.
O Simpósio foi promovido pelo LaPlan em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, o IDEC Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e a Rede Mobilidade Periferias.
Pesquisadores e pesquisadoras do tema participaram do debate sobre as perspectivas e avanços da política no Brasil, especialmente sobre a experiência dos municípios de São Caetano do Sul (SP) e de Maricá (RJ), exemplos notáveis entre a quase centena de cidades que aboliram a cobrança de tarifas de transporte.
*Wojciech Kębłowski é professor na Universidade Livre de Bruxelas com vasta produção acadêmica sobre o tema. Como geógrafo urbano, trabalha na intersecção entre transporte, mobilidade e alternativas ao capitalismo. Em 2018, ele escreveu o capítulo de abertura do livro Free Public Transit: and why we don´t pay to ride elevators, publicação conjunta da editora canadense Black Rose Books e da Fundação Rosa Luxemburgo, em que propõe definições básicas para conceitualizar políticas de Tarifa Zero.
**Lucio Gregori é considerado um dos idealizadores deste tipo de política no Brasil. No início da década de 1990, quando era secretário municipal de Transportes de São Paulo, ele tentou implementá-la, enfrentando resistência na Câmara Municipal de São Paulo. A proposta influenciou de maneira decisiva nos rumos da organização do transporte público na cidade mais populosa da América e até hoje é referência para municípios menores e movimentos sociais. Em 2020, ele escreveu junto com Chico Whitaker, José Jairo Varoli, Mauro Zilbovicius e Márcia Sandoval Gregori o livro Tarifa Zero: a Cidade sem Catracas, em que conta em detalhes a experiência.
Assista: