Convidamos todos a participar dos próximos Seminários Laplan – Laboratório de Planejamento do Bacharelado em Planejamento Territorial e do PPG Planejamento e Gestão do Território da UFABC, que ocorrerão entre os dias 17 e 20 de fevereiro próximos, quando receberemos a visita do Prof. Mario Bassols, da Universidade Autônoma do México – Iztapalapa.
O professor foi um dos organizadores do livro “Dilemas Ambientais-Urbanos em duas Metrópoles Latino Americanas. São Paulo e Cidade do México no século XXI (2021)“, e estas serão novas oportunidades para refletir sobre os dilemas das duas metrópoles.
Os seminários ocorrerão em:
- 17.fev.2025 [17:00 – 19:00 horas – Bloco Beta – Auditório A3 – UFABC SBC]
Conferência: Projeto interinstitucional Megalópolis 2030. A Cidade do México no século XXI [Prof. Bassols (UAM)]
- 20.fev.2025 [17:00 – 19:00 – Bloco Zeta – Sala 212 – UFABC SBC]
Conferência: Mobilidades Urbanas. O Sistema de Transporte Coletivo (STC) Metrô: DF CDMX (1968-2024) [Prof. Bassols (UAM) e comentários da Profa. Dra. Andreína Nigriello (FAU-USP)]


Prof. Dr. Mario Federico Bassols Ricárdez
Doutor em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Foi professor da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da UNAM e do Mestrado em Estudos Regionais do Instituto Mora.
Desenvolveu pesquisas junto a Universidade de Varsóvia, e em diversas instituições mexicanas – Colegio de la Frontera Norte, Centro de Estudos Metropolitanos (Centro-Met) e Universidad Autónoma de Querétaro. Foi membro do Comitê Editorial da revista Ciudades e do Programa Universitário de Estudos de Cidades da UNAM. Editor da revista POLIS México. Foi um dos organizadores do livro “Dilemas ambientais-urbanos em duas metrópoles latino americanas: São Paulo e Cidade do México no século XXI”.
Desde 1988 é professor titular da Divisão de Ciências Sociais e Humanas da Universidad da Autónoma Metropolitana-Iztapalapa. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI), nível III e da Academia Mexicana de Ciências.

Profa. Dra. Andreína Nigriello
Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), mestra em Planejamento Urbano e regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), arquiteta urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É professora livre docente do Departamento de Projeto da FAU-USP. Foi diretora de planejamento metropolitano e territorial da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo.
Atua no planejamento de transporte do Metrô de São Paulo, no impacto do transporte no preço e uso do solo, empreendimentos associados ao metrô e financiamento do sistema de transporte. Projetou, implantou e administrou o Sistema de Informações Geográficas para o Planejamento Metropolitano-SIGPLAM, instrumento de apoio ao planejamento intersetorial. Participou da elaboração do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Integrado – PDUI da Região Metropolitana de São Paulo no que se refere à função pública de interesse comum Transporte, Mobilidade e Logística.